Dicas para trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet

Estamos vivendo um período muito delicado no qual, para interromper a disseminação do Coronavírus, precisamos entre outras medidas ficar em casa. O problema é que muitas pessoas estão perdidas, pois não sabem como trabalhar remotamente com o tipo de serviço que prestam. Por isso, especialistas no assunto estão fazendo lives e juntando forças para compartilharem dicas para trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet.

Nesses tempos de isolamento social por causa da pandemia de Coronavírus, têm surgido diversos conteúdos sobre trabalho remoto e outras formas para trabalhar em home office. Dentre os assuntos abordados, o principal é a necessidade de nos reinventar, e aprender novas habilidades ou mesmo adaptar as que já possuímos.

Dos vídeos que tenho assistido nos últimos dias, o mais recente foi o do canal da EconoMirna. Trata-se de um canal de finanças que dá dicas de investimentos e economia, mas que também aborda assuntos relacionados a renda extra, contabilidade e alternativas de trabalho remoto.

No vídeo em questão, Mirna falou com a Ana Tex, especialista em Marketing Digital para Negócios. Ana faz uma análise das tendências de negócios online para essa fase da quarentena e elaborou um e-book com 79 dicas para trabalhar em casa.

Na live com a Mirna, Ana separou as principais dicas e a partir delas podemos desmembrar para outras áreas.

Dicas para trabalhar em casa e ganhar dinheiro com a internet

Segundo Ana Tex, o importante nesse momento é entender quais os mercados que estão crescendo agora. Um deles é o da saúde, ou seja, médicos especialistas. Não aqueles que estão na linha de frente de combate ao Coronavírus (médicos e enfermeiros), pois eles já estão trabalhando fortemente nos hospitais. E sim aqueles que tem alguma especialidade, como por exemplo, oftalmologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, etc.

Esses profissionais não podem atender de forma presencial por causa da determinação de isolamento. Por isso, eles precisarão se adaptar e atender de forma remota. No entanto, muitos deles não sabem fazer uma vídeo conferência ou mexer com tecnologia. É aí que entra o trabalho de um assistente virtual.

Além dos médicos especialistas, diversas outras áreas foram citadas como demanda de negócios online nesse momento de crise. Vamos à lista:

  1. Ensinar profissionais da saúde (médico, fisioterapeuta, oftalmologista, psicólogo, nutricionista…) a trabalhar online. Usar plataformas de vídeo conferência como o Zoom, por exemplo; como fazer atendimentos, agendamentos e organização das consultas online.
  2. Organizar grupos de “clubes virtuais”, como por exemplo de educadores físicos e nutricionistas que passarão a prestar orientações remotas.
  3. Atender Whatsapp à distância (Whatsapp Web) de supermercados e estabelecimentos que precisam oferecer produtos delivery.
  4. Pessoas que saibam cozinhar podem orientar a distância. Tem pessoas que já trabalham online e não tem tempo de ficar procurando receita na internet, ou não estão com todos os ingredientes. A pessoa que vai orientar, verifica o que pode ser feito com os itens e dá dicas de receitas e como fazê-las. Sim, essa demanda existe!
  5. Personal “shopper”: Fazer compras coletivas para pessoas que não podem sair de casa.
  6. Orientações online para pessoas que não entendem de limpeza ou não sabem como fazer para manter a casa limpa para evitar o Coronavírus.
  7. Vídeo aula para reparos da casa a distância, como trocar um chuveiro, por exemplo. Divulgar nos grupos de Whatsapp ou cadastrar nas plataformas de serviços.
  8. Prestar serviços para empresas de higienização, que higienizam a cidade e os comércios, pois a tendência é que elas cresçam.
  9. Professores de todas as áreas, que dão aula de reforço, idiomas e afins, principalmente que saibam lidar com crianças.
  10. Assessoria virtual para mães de bebês pequenos. Atendimento via Whatsapp, agendamento de compras e delivery nichado de compras só para mães.
  11. Veterinária online com orientações básicas para os pets, além de delivery de ração e drive-thru de vacinas.
  12. Especialista em recreação a distância para crianças (educação e entretenimento).
  13. Ajudar cuidadores de idosos e enfermeiros a trabalhar de forma remota. Geralmente o idoso é acompanhado de uma outra pessoa, pois ele nunca pode ficar sozinho. O cuidador ou enfermeiro poderá passar as orientações através de uma vídeo conferência e assistente virtual poderá ajudá-lo ensinando como fazer isso. Além de como cobrar, como organizar os atendimentos e planilhas.
  14. Ensinar terapeutas a trabalhar online, principalmente para prestar serviços de terapia de casal. De acordo com dados da China, a pandemia de Coronavírus causou problemas de relacionamento e até mesmo a separação de muitos casais. Portanto, ajudar os profissionais que vão prestar esse serviço, pode ser muito útil nesse momento.
  15. Cabeleireiros e estética: Assessoria para ajudar pessoas a cuidar dos cabelos em casa (pintura, hidratação, etc…). Oferecer pacotes onlines, permutas, corte de cabelo de brinde, personalizar kits…
  16. Assistentes virtuais com foco em Whatsapp, Gestão de Instagram, agendamento de consultas, delivery (mercado de orgânicos, suplementos, produtos sem glúten, hortifruti, entrega de farmácia, água e comida congelada). O assistente virtual fará a criação do delivery, cuidará das redes sociais, responderá mensagens de pedidos e  poderá criar a lojinha no Instagram.
  17. “Vaquinhas” online para ajudar igrejas, comunidades, grupos e organizações.
  18. Vizinhança online (gestor de vizinhança) e Gerente de comunidade (grupos com propósitos específicos).
  19. Divulgação online: design de posts para Instagram, edição de vídeos para o YouTube, agendamento de posts para redes sociais, salvar lives e colocar no YouTube, roteiro de vídeo e de lives, responder Whatsapp e Instagram (comentários), gerenciamento de grupos, gestão de vídeo conferência (travar microfones), gerenciamento de YouTube e redes sociais no geral.
  20. Organizar eventos e congressos online.
  21. Fotógrafos: aprender design de posts para as redes sociais.
  22. Corretores de imóveis: Entender a dinâmica de quem está ganhando dinheiro no momento e dar dicas sobre onde investir (Day Trade).
  23. RH e departamento pessoal: Saber fazer cálculos, demissões e contratações online.
  24. Influenciadores digitais: Pessoas que falam bem sobre determinados assuntos poderão divulgar produtos e serviços.

Como falado anteriormente, essas dicas foram extraídas da live da EconoMirna com a Ana Tex e do próprio e-book dela.

 

Outras dicas

Na live também foi falado sobre:

  • Entregas delivery: oferecer um frasquinho de álcool gel junto com o produto;
  • Forma de cobrança: depósito, Pag Seguro, Pic Pay, etc;
  • Promoções: Vídeo conferência com dois médicos ao mesmo tempo para que eles economizem, pedindo que eles divulguem o seu trabalho em troca;
  • Não deixar a economia parar, ajudar outras pessoas e ganhar com isso;
  • As pessoas não vão deixar de ir ao médico ou nutricionista, elas vão apenas se adaptar a isso. Por isso é importante fazer divulgação;
  • Vender itens que não usa por e-commerce (roupas e acessórios);
  • Cadastrar-se em plataformas para freelancers (99Freelas, Get Ninjas, Workana, Just Virtual Real – essa elas não falaram, mas na live da Nathália Arcuri sim);
  • Tornar-se afiliado de cursos ou produtos dos quais conhece e domina sobre o assunto.

Importante frisar que as dicas dadas pela Ana Tex na live com a EconoMirna, são baseadas na situação que estamos vivendo nesse momento, mas nada impede que elas continuem em vigor depois que a crise passar. Afinal, o mundo com certeza será outro depois do Coronavírus.

Todas essas dicas e muitas outras também estão no curso que fiz sobre Como Ser Assistente Virtual, da Camile Just. Falei sobre esse curso em vários posts, onde em um deles, inclusive, eu dou dicas das principais tendências que só crescem nessa área.

Contudo, apesar de estarmos isolados, não devemos ficar parados, pois espaço (mesmo que virtual) existe para todos. Aproveite esse momento para ler, estudar e aprender novas formas de trabalhar e viver em harmonia. Que tal encontrar a sua?

Deixe seu comentário com dicas e sugestões de temas e sobre o que achou desse conteúdo. Se precisar de ajudar com Produção de Conteúdo, é só me chamar! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: