Quem nunca sonhou em ter um trabalho no qual pudesse trabalhar de pijama, que atire a primeira pedra! Brincadeirinha… Mas tenho certeza que muita gente já sonhou com isso um dia e o melhor de tudo é que neste momento temos a oportunidade de vivenciar essa experiência.
A ideia de escrever um artigo sobre trabalhar em home office de pijama surgiu de um comentário feito por uma das minhas seguidoras fiéis Fernanda Bassi.
Ela acompanha o site e as redes sociais da Equilíbrio há algum tempo e fez uma sugestão em uma postagem do Facebook, sobre looks para trabalhar em home office.
Oras, como assim? Não podemos trabalhar de pijama em home office? A resposta para essa pergunta é: Depende!
Na verdade, uns dizem que sim e outros dizem que não, mas como para tudo na vida existe um Equilíbrio, podemos balancear essa situação e eu explico como.
Primeiro vou explicar porque muitos profissionais não recomendam trabalhar de pijama, mesmo que esteja em home office.
Mesmo que tenhamos a oportunidade de trabalhar de casa, isso não significa que devemos aproveitar e ficar “de qualquer jeito”, dizem os especialistas. Para trabalhar em home office, devemos criar uma rotina com hábitos e horários a serem cumpridos e isso inclui “tirar o pijama”.
O ato de acordar, tomar banho, trocar de roupa e tomar um bom café, antes de sentar à mesa do próprio escritório em casa, estimula o corpo e o cérebro, que ficam mais dispostos para encarar os compromissos do dia.
Isso não sou eu que estou dizendo, mas sim pessoas que trabalham em home office há anos e sabem o quão importante é ter um planejamento diário com rotinas, hábitos e horários pré-estabelecidos.
Um exemplo de profissional que ensina a trabalhar em home office é a jornalista e blogueira Ives Lopes, de quem falei no artigo Home office e trabalho em casa, qual a diferença?
A forma com a qual ela trabalha funcionou tão bem para ela, que Ives criou o curso Home Office Express para poder ajudar outras pessoas a se tornarem bem sucedidas trabalhando em home office.
Se tiver interesse em saber mais sobre o curso, clique neste link.
Criar uma rotina com a sequência de hábitos que citei acima, além de dizer para o cérebro que estamos prontos para o trabalho, também evita certos constrangimentos quando se precisa fazer uma reunião online ou atender algum cliente.
Este foi um dos motivos da minha fiel seguidora indicar que eu escrevesse sobre o assunto, mas na verdade ela se inspirou na postagem de uma loja de roupas, sobre looks para se trabalhar em home office.
Como moda não é a minha praia e não estou sendo paga para isso, não vou entrar no mérito aqui… rsrs
Essa pergunta parece meio dúbia, por isso mesmo ela me permite dizer que…
Sim! Podemos trabalhar de pijama em home office e eu faço isso! Quem nunca?
Claro que quando preciso atender alguém online, ou tenho algum compromisso com horário marcado, sigo todo um “protocolo de etiqueta”, mas sem exageros! 😀
Passei boa parte da minha vida acordando cedo, tirando o pijama para colocar um uniforme ou uma roupa mais “certinha” para ir para o meu emprego formal…
Fiquei quase 20 anos nessa vida! Porém, chegou um momento que eu não me via mais nesse sistema e tenho certeza que muitas pessoas se identificam comigo.
Trabalho há quase 2 anos em home office e no começo ainda tinha o hábito de acordar sempre no mesmo horário, tomar banho, trocar de roupa, tomar café e começar a trabalhar.
Quando decidi ser assistente virtual, não tinha definido exatamente o nicho para o qual eu iria trabalhar, mas com o passar do tempo vi que o que eu mais gosto de fazer é escrever, então estou me dedicando exclusivamente ao trabalho de Produção de Conteúdo.
Cheguei a prestar suporte remoto em home office para a empresa que eu trabalhava antes e nessa época eu ainda seguia o “protocolo de etiqueta”.
Com o surgimento da pandemia do coronavírus, surgiu a necessidade de olhar mais para mim e para o ritmo do meu corpo. Falei sobre isso em um dos meu artigos Assistência Virtual: Gestão do Tempo, Relevância e Prioridades, mas de lá para cá algumas coisas mudaram.
A recomendação de ficar em casa, fez com que eu não precisasse mais me preocupar com o horário que eu iria acordar, muito menos em levantar correndo e tomar banho para tirar o pijama. Testei meus horários, mudei alguns hábitos e passei a ouvir mais as necessidades do meu corpo.
Reparei que em alguns dias, se eu não tirasse o pijama, meu trabalho não rendia… Já em outros, mesmo de pijama meu trabalho fluía melhor do que nos dias que eu tinha planejado uma rotina pré-definida.
Entenda o ato de “tirar o pijama”, como um hábito ou comportamento que pode servir para qualquer coisa que você faz ou deixa de fazer na sua rotina! 😉
Claro que é! Desde que você respeite os sinais que o seu corpo está lhe dando, você pode sim trabalhar de pijama, o importante é que você esteja confortável e sinta-se produtivo!
Se o dia não começou muito bem e mesmo trocando de roupa vê que não consegue ser produtivo, não insista! Pare o que está fazendo, procure outra atividade para fazer, de preferência que seja algo que lhe dê prazer e te faça espairecer… Pode ser por alguns minutos, horas ou até mesmo o dia inteiro.
Certamente você voltará mais disposto no momento seguinte e, se isso não acontecer, alguma coisa está errada na sua rotina. Preste atenção no que está acontecendo com você e à sua volta!
Pode parecer papo de hippie ou instrutor de Yoga e meditação, mas por que não tentar?! 🙂
Garanto que, deixando-se levar pela sua intuição, sem dúvida você encontrará o Equilíbrio que precisa para viver em paz consigo mesmo e com o mundo!
Espero que esse artigo tenha ajudado de alguma forma… Se sim, deixe seu curtir ao final! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. Obrigada! 😉
Adorei o artigo, obrigada! Confesso que já trabalhei de pijama, porém prefiro trocar de roupa para começar o dia rsss…. concordo também que a ideia de ser relativo é pura verdade! O importante é estarmos bem, não é?!!! Abraços! ^^
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim!!! Bem e produtivas!!! Obrigada por contribuir com a dica e também por comentar! 😉
CurtirCurtir