Home office de pijama? Por que não?!

Quem nunca sonhou em ter um trabalho no qual pudesse trabalhar de pijama, que atire a primeira pedra! Brincadeirinha… Mas tenho certeza que muita gente já sonhou com isso um dia e o melhor de tudo é que neste momento temos a oportunidade de vivenciar essa experiência.

Comentário Post Facebook Looks
Comentário Fernanda no Face

A ideia de escrever um artigo sobre trabalhar em home office de pijama surgiu de um comentário feito por uma das minhas seguidoras fiéis Fernanda Bassi.

Ela acompanha o site e as redes sociais da Equilíbrio há algum tempo e fez uma sugestão em uma postagem do Facebook, sobre looks para trabalhar em home office.

Oras, como assim? Não podemos trabalhar de pijama em home office? A resposta para essa pergunta é: Depende!

Na verdade, uns dizem que sim e outros dizem que não, mas como para tudo na vida existe um Equilíbrio, podemos balancear essa situação e eu explico como.

Home office de pijama? Por que não?!

Primeiro vou explicar porque muitos profissionais não recomendam trabalhar de pijama, mesmo que esteja em home office.

Mesmo que tenhamos a oportunidade de trabalhar de casa, isso não significa que devemos aproveitar e ficar “de qualquer jeito”, dizem os especialistas. Para trabalhar em home office, devemos criar uma rotina com hábitos e horários a serem cumpridos e isso inclui “tirar o pijama”.

O ato de acordar, tomar banho, trocar de roupa e tomar um bom café, antes de sentar à mesa do próprio escritório em casa, estimula o corpo e o cérebro, que ficam mais dispostos para encarar os compromissos do dia.

Isso não sou eu que estou dizendo, mas sim pessoas que trabalham em home office há anos e sabem o quão importante é ter um planejamento diário com rotinas, hábitos e horários pré-estabelecidos.

Um exemplo de profissional que ensina a trabalhar em home office é a jornalista e blogueira Ives Lopes, de quem falei no artigo Home office e trabalho em casa, qual a diferença?

A forma com a qual ela trabalha funcionou tão bem para ela, que Ives criou o curso Home Office Express para poder ajudar outras pessoas a se tornarem bem sucedidas trabalhando em home office.

Se tiver interesse em saber mais sobre o curso, clique neste link.

Criar uma rotina com a sequência de hábitos que citei acima, além de dizer para o cérebro que estamos prontos para o trabalho, também evita certos constrangimentos quando se precisa fazer uma reunião online ou atender algum cliente.

Este foi um dos motivos da minha fiel seguidora indicar que eu escrevesse sobre o assunto, mas na verdade ela se inspirou na postagem de uma loja de roupas, sobre looks para se trabalhar em home office.

Como moda não é a minha praia e não estou sendo paga para isso, não vou entrar no mérito aqui… rsrs

O outro ponto seria: Por que não trabalhar de pijama em home office?

Essa pergunta parece meio dúbia, por isso mesmo ela me permite dizer que…

Sim! Podemos trabalhar de pijama em home office e eu faço isso! Quem nunca?

Claro que quando preciso atender alguém online, ou tenho algum compromisso com horário marcado, sigo todo um “protocolo de etiqueta”, mas sem exageros! 😀

Passei boa parte da minha vida acordando cedo, tirando o pijama para colocar um uniforme ou uma roupa mais “certinha” para ir para o meu emprego formal…

Fiquei quase 20 anos nessa vida! Porém, chegou um momento que eu não me via mais nesse sistema e tenho certeza que muitas pessoas se identificam comigo.

Trabalho há quase 2 anos em home office e no começo ainda tinha o hábito de acordar sempre no mesmo horário, tomar banho, trocar de roupa, tomar café e começar a trabalhar.

Quando decidi ser assistente virtual, não tinha definido exatamente o nicho para o qual eu iria trabalhar, mas com o passar do tempo vi que o que eu mais gosto de fazer é escrever, então estou me dedicando exclusivamente ao trabalho de Produção de Conteúdo.

Cheguei a prestar suporte remoto em home office para a empresa que eu trabalhava antes e nessa época eu ainda seguia o “protocolo de etiqueta”.

Com o surgimento da pandemia do coronavírus, surgiu a necessidade de olhar mais para mim e para o ritmo do meu corpo. Falei sobre isso em um dos meu artigos Assistência Virtual: Gestão do Tempo, Relevância e Prioridades, mas de lá para cá algumas coisas mudaram.

A recomendação de ficar em casa, fez com que eu não precisasse mais me preocupar com o horário que eu iria acordar, muito menos em levantar correndo e tomar banho para tirar o pijama. Testei meus horários, mudei alguns hábitos e passei a ouvir mais as necessidades do meu corpo.

Reparei que em alguns dias, se eu não tirasse o pijama, meu trabalho não rendia… Já em outros, mesmo de pijama meu trabalho fluía melhor do que nos dias que eu tinha planejado uma rotina pré-definida.

Entenda o ato de “tirar o pijama”, como um hábito ou comportamento que pode servir para qualquer coisa que você faz ou deixa de fazer na sua rotina! 😉

Ou seja, tirar ou não o pijama, é muito relativo!

Claro que é! Desde que você respeite os sinais que o seu corpo está lhe dando, você pode sim trabalhar de pijama, o importante é que você esteja confortável e sinta-se produtivo!

Se o dia não começou muito bem e mesmo trocando de roupa vê que não consegue ser produtivo, não insista! Pare o que está fazendo, procure outra atividade para fazer, de preferência que seja algo que lhe dê prazer e te faça espairecer… Pode ser por alguns minutos, horas ou até mesmo o dia inteiro.

Certamente você voltará mais disposto no momento seguinte e, se isso não acontecer, alguma coisa está errada na sua rotina. Preste atenção no que está acontecendo com você e à sua volta!

Pode parecer papo de hippie ou instrutor de Yoga e meditação, mas por que não tentar?! 🙂

Garanto que, deixando-se levar pela sua intuição, sem dúvida você encontrará o Equilíbrio que precisa para viver em paz consigo mesmo e com o mundo!

Espero que esse artigo tenha ajudado de alguma forma… Se sim, deixe seu curtir ao final! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. Obrigada! 😉

2 comentários em “Home office de pijama? Por que não?!

  1. Adorei o artigo, obrigada! Confesso que já trabalhei de pijama, porém prefiro trocar de roupa para começar o dia rsss…. concordo também que a ideia de ser relativo é pura verdade! O importante é estarmos bem, não é?!!! Abraços! ^^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: