Habilidades do Profissional de Sucesso

O mercado de trabalho está em constante transformação. As habilidades que faziam um profissional ter sucesso há 20 anos, não são as mesmas que o farão ter sucesso agora. Por isso, é importante manter-se atualizado e desenvolver habilidades que condizem com o cenário atual.

Habilidades do profissional de sucesso

Antes de listarmos as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atualmente, vamos entender o que são Hard Skills e Soft Skills.

Hard Skills são as habilidades aprendidas na faculdade, ou seja, é o conhecimento técnico para exercer determinada função. Já as Soft Skills são as habilidades emocionais, psicológicas e comportamentais, as quais são tão ou mais importantes do que as habilidades técnicas hoje em dia.

As principais habilidades comportamentais para se obter o sucesso profissional são:

  • Pensamento crítico e análise – Diante de um problema ou situação difícil, o profissional com capacidade analítica entende o que está acontecendo, formula um planejamento rápido e toma ações sabendo exatamente quais passos precisa seguir.
  • Adaptabilidade e tolerância ao estresse – Qualquer negócio ou profissão precisa se encaixar ao que acontece no mundo. O profissional mais bem preparado é aquele que consegue se adaptar às constantes mudanças, tolerando o estresse que essas situações demandam.
  • Liderança e influência social – Trata-se da habilidade de influenciar as pessoas com as quais trabalha e convive, independente da função que exerça. Muitas pessoas ainda têm aquela crença de que líder é a mesma coisa chefe, mas não é verdade. Chefe é uma figura que não existe mais, pois as organizações buscam líderes que desenvolvem pessoas para que elas possam trabalhar em equipe.
  • Inovação e criatividade – Essas duas palavras resumem a habilidade de transformar procedimentos engessados em ideias criativas para melhorar os processos. Para isso, a organização precisa estar aberta a receber positivamente esse tipo de profissional.
  • Aprendizado contínuo – Foi-se o tempo em que apenas uma graduação ou especialização eram garantias de um salário melhor. Hoje, antes mesmo de ter o currículo avaliado pelos cursos que fez, o profissional que procura desenvolver constantemente suas Soft Skills será melhor visto no mercado de trabalho.
  • Inteligência Emocional – Esse é um tema cada vez mais estudado e valorizado por empresas e pessoas, pois reflete a capacidade de lidarmos com todo tipo de problema e situações estressantes. Aqui no site tem vários artigos que falam sobre Equilíbrio Emocional, retirados da opinião de psicólogos e especialistas.
  • Conhecimento tecnológico – A tecnologia está presente na vida de todos e hoje em dia não é mais possível viver sem ela. Por isso, o profissional de sucesso precisa entender como ela funciona: redes sociais, aplicativos, sites de busca, bancos digitais e demais facilidades que a tecnologia proporciona.

Concluindo, o profissional que conseguir desenvolver todas essas habilidades vai se destacar e estará mais bem preparado para melhores oportunidades e, consequentemente, melhores ganhos.

O conteúdo desse artigo foi retirado do Canal Me Poupe da Nathalia Arcuri.

Quem também fala sobre esse assunto são as palestrantes Vânia Ferrari e Anna Nogueira do Canal Pensamentos Transformadores, clique no link para saber mais!

Um comentário em “Habilidades do Profissional de Sucesso

  1. Pingback: Setembro de 2020 – 🦋🐠 Metamorfose & Equilíbrio 🕉️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: